O Golpe de Calor

É uma reação que ocorre quando a temperatura corporal sobe bruscamente e o organismo é incapaz de compensá-la, resultando na disfunção de diversos órgãos. Os cães não transpiram, por isso têm uma maior necessidade de se abrigar do calor para controlar a sua temperatura. Na impossibilidade de encontrarem superfícies frescas, aumentam a frequência respiratória e ficam com a respiração ofegante.

O golpe de calor é uma emergência médica que necessita de uma intervenção imediata, para diminuir a temperatura corporal, devendo banhar-se o cão com água a 20 °C ou aplicar-se gelo nas virilhas e axilas.

Os animais mais sensíveis são os mais jovens e os seniores, que têm mais dificuldades em suportar temperaturas elevadas, bem como os obesos e braquicéfalos (de crânio achatado), que têm mais dificuldades respiratórias e em diminuir a temperatura corporal.

O Hospital Veterinário da Universidade de Évora informa-o de alguns sintomas e precauções a tomar, no entanto, se o seu cão sofrer um golpe de calor, deverá dirigir-se imediatamente a um médico veterinário.