A Doença Periodontal!

Tal como os humanos, os cães e gatos formam uma camada de bactérias na superfície dos dentes, chamada de placa bacteriana. Se não for realizada a higienização oral, ocorre um depósito de minerais sobre esta placa originando o tártaro
Ao deixar agravar este problema acontece multiplicação de bactérias nocivas que causam a inflamação das gengivas (gengivite) e das raízes dos dentes, o que é chamado de doença periodontal. 

Com o acentuar da doença, ocorre a destruição gradual dos tecidos e estruturas que dão suporte aos dentes, causando retração gengival, rotura do ligamento periodontal e queda de dentes

A Doença Periodontal é a inimiga número 1 da saúde bucal dos pets. Cerca de 80% dos cães e gatos adultos sofrem deste mal. Como não temos o hábito de olhar para a boquinha deles, a doença periodontal pode passar despercebida e colocar em risco a sua saúde. 

Se não for controlada, pode levar a inflamações gengivais, à perda de dentes e pode ainda comprometer órgãos vitais, como o coração, o pulmão, o fígado ou os rins.

O Hospital Veterinário da Universidade de Évora informa-o dos sintomas e formas de prevenção desta doença que afeta grande parte dos animais de companhia.