A Doença Renal Crónica Felina

É uma doença progressiva e debilitante, sem cura definitiva, mas que atualmente, pode ser controlada permitindo que o gato mantenha a melhor qualidade de vida possível. 

Um gato com Doença Renal Crónica Felina, significa que os seus rins perderam a capacidade de realizar a sua função de uma forma permanente e irreversível. Existem algumas raças que têm alguma predisposição para esta patologia devido a problemas congénitos ou doenças renais (Abissínio, Persa).

Esta disfunção não está relacionada com os cálculos renais e muito menos com os cálculos urinários do gato. Não nos deve confundir o facto de que, quer os cálculos urinários, quer a insuficiência renal, requeiram uma alimentação adaptada, já que os alimentos para gatos com problemas urinários não estão relacionados com os alimentos de uma dieta renal para gatos.

O Hospital Veterinário da Universidade de Évora informa-o de alguns sintomas que podem alertar o dono para esta doença, mas o médico veterinário será o mais indicado para efetuar o diagnóstico correto. Em caso de dúvidas não hesite em contactar-nos!