A Vacinação!

As vacinas contêm uma pequena porção de organismos mortos ou vivos. Estes desencadeiam uma resposta por parte do sistema imunitário de modo a proteger o animal contra infeções subsequentes, através de um processo que se chama imunização. Na aquisição da imunidade, o animal produz anticorpos para neutralizar ou destruir os agentes infeciosos ou as toxinas. 

No entanto, o animal pode não ganhar imunidade contra o que foi vacinado, se não reunir uma série de requisitos – por isso é tão importante o check-up antes da administração da vacina! 

A vacinação só deve ser realizada em animais saudáveis. A imunidade que a mãe transmite aos cachorros também interfere, podendo bloquear a capacidade do cachorro de produzir anticorpos. É este o motivo pelo qual há idades específicas para vacinar.

O esquema de vacinação dependerá da idade que o cão tem na altura em que deu a primeira vacina. Esta, poderá ser administrada a partir das 6 semanas.

Em Portugal a vacinação contra a raiva é obrigatória. Esta doença é provocada por um vírus que pode afetar animais domésticos e selvagens, assim como o Homem.

O gato pode iniciar a vacinação a partir das 8 semanas.

A vacinação é segura e continua a ser das melhores formas de prevenir doenças graves. Contacte o Hospital Veterinário da Universidade de Évora para realizar uma consulta veterinária antes de iniciar as primeiras vacinas, é importante que o plano vacinal seja adaptado a cada animal.